A internet
A internet, com as suas variadíssimas aplicações, veio provocar uma autêntica revolução na sociedade, facilitando extraordinariamente a capacidade de comunicação entre indivíduos e o acesso à informação.
Esta rede, que entrecruza vários pontos do globo, veio criar uma nova realidade, um mundo de relações que, não há muito tempo, não passava de uma utopia. De facto, através dela, a distância física deixou de constituir um obstáculo, tendo-se criado novas formas de relacionamento humano e de acesso ao conhecimento.
Pode dizer-se que são infinitos os conteúdos disponibilizados na rede de internet e que o ciberespaço funciona como uma autêntica biblioteca universal, que disponibiliza informação incalculável no que ao número e à natureza diz respeito. No entanto, é a cada cibernauta que cabe controlar as ligações, seguir e acrescentar percursos, seleccionar as fontes e a informação, criar “caminhos” próprios de leitura. Desta forma, assim como o ciberespaço constitui um universo infinito, também são infindáveis as motivações, os objectivos e as acções de quem o visita, bem como os impactos produzidos nas suas vidas…
Capaz de poder oferecer-nos o melhor e o pior, a internet é, sem dúvida, uma janela aberta para um mundo antagónico, repleto de contradições: bem vs mal; acção vs imobilidade; liberdade vs vigilância de comportamentos; partilha universal vs usurpação de dados; comunicação vs isolamento…
Cultura, Língua, Comunicação 5
Etiquetas: Redes e Tecnologias

1 Comentários:
excelente texto! há uns anos atrás qdo se começaram a utilizar os tlms, dei por mim num grupo de 10 pessoas, em que 8 estavam agarradas ao tlm...neste caso o tlm não consistia num meio de comunicação, pelo menos não com os nossos pares e pensei..esta a permitir ou barrar a comunicação??
cada vez mais são conhecidos casos de pessoas que vivem uma vida virtual. o acesso a cada vez mais completos e diversos serviços pela rede permitiu diminiur o contacto entre as pessoas, a tal ponto que algumas pessoas só se conseguem relacionar pela web! será viável falar em realidade virtual?? não serão contraditórios estes conceitos??
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial