Os media – instrumentos de desenvolvimento ou de dominação?
Os media, enquanto meios de difusão massiva, desempenham um papel de extrema importância na sociedade actual. De facto, a visão do mundo como uma “aldeia global” é, em grande medida, proporcionada pelos órgãos de comunicação social (abrangendo a imprensa, a rádio, a televisão e até a internet, se atendermos os jornalismo on line), pois estes possibilitam o transporte infindável de mensagens no tempo e no espaço.
No final da década de 70, a UNESCO chegou mesmo a reconhecer os media como um instrumento de progresso e um factor de desenvolvimento, atribuindo-lhes as funções sociais de informar, socializar, motivar, promover a discussão e o diálogo, educar, difundir a cultura, distrair e integrar.
No entanto, se é inegável que os meios de comunicação de massa são instrumentos propiciadores do progresso e do desenvolvimento à escala planetária, dado o enorme avanço das novas tecnologias, não deverá ser esquecido que, simultaneamente, podem revelar-se uma poderosa máquina de condicionamento das opiniões, das vontades, dos comportamentos e dos valores. Desta forma, podem ser usados como verdadeiros instrumentos de dominação e manipulação (política, ideológica, etc.), ao serviço de determinados objectivos e interesses.
Neste contexto, a televisão acaba por ser um dos meios com maior impacto e influência, divulgando e promovendo determinados valores, gostos, modas, estilos de vida, formas de pensar e de agir. Este poderoso meio veicula incessantemente mensagens explícitas e implícitas contidas nos blocos informativos, reportagens, entrevistas, séries, talk-shows, concursos…
São as diferentes formas de tratamento dos factos que ditam os caminhos seguidos pelos diversos meios de comunicação social e as filosofias e posicionamentos que adoptam. Cabe a cada um de nós, enquanto leitores, ouvintes, telespectadores, seleccionar, assimilar e seguir aquilo que queremos e em que cremos e tentar, através do exercício da nossa autonomia, não nos deixar “engolir” pelos “monstros da alienação”…
Cultura, Língua, Comunicação 5
Etiquetas: Media e comunicação

0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial